Está rolando na UFRRJ o 1° Rural Juris, seminário do curso de direito. Hoje teve palestra sobre a UPP, entre os palestrantes estava o ten.coronel da PM, Ronald Santana, sub comandante da UPP. Obviamente enalteceram as upps e a policia militar.. Só me incomodou o fato que não abriram a palestra para perguntas diretas (parece óbvio o pq neam..) somente perguntas escritas..Fiz duas, só uma foi respondida, ou melhor, NÃO respondida..Vamos as perguntas: Pq as upps só atuam em locais da zs e zn, há projeto de implementação em áreas da zo por exemplo, onde atualmente são dominadas pelas milicias?
Resposta dada... pelo Ten.Coronel, depois de muito enrolar, ele respondeu basicamente que seria impossivel que as upps cubram todas as áreas do RJ, que ela não se dispõe a combater o tráfico e que uma unidade em áreas mais problemáticas demandariam um projeto de inteligencia mais elaborado!
Tradução da resposta entendida por mim: A upp só se faz necessária em áreas de classe média e alta e em áreas onde seja necessário o controle por causa da Copa e Olimpiadas. E, pra que upp em área de milicia já que lá já está "pacificado" neam....rs! A 2ª pergunta ( essa eh grande!):  "A violência do RJ é vista por vários segmentos da sociedade como " guerra derivada de um poder paralelo" que impõe o terror e a desordem.porem o perfil dos que causam esse "terror", obedece critérios geográficos,sociais e raciais, onde as camadas mais miseraveis da população, moradores de favelas e comunidades, pobres e negros, são a maioria desse perfil degenerador da "ordem", causando assim a generalização da pobreza, raça e crime. Esse controle do sistema penal sobre a política de combate as drogas e tolerância zero, permite uma ação militarizada da segurança pública e o aumento da população encarcerada e exterminadas. Porem, tal controle tem sido feito no comércio "varejista" das drogas. Como então encarar a problemática do tráfico de drogas para alem desse comercio nas favelas que são apenas a ponta do "pavio" e não o seu início e fornecedor?"
É claro que essa minha segunda pergunta sequer foi aceita..Criminalização da pobreza?aah vah que isso eh muito papinho de sociologo que defende bandido! E, como diz Cap. Nascimento: Bandido bom eh bandido morto!!
A conclusão que cheguei com esse seminário ministrado por esses senhores foi que, jeito jeito não tem. Então bora limpar as áreas mais nobres da cidade, botar um tapume na saida do aeroporto internacional e escoar os bandidos pra baixada e zo! eheheh..
E aah, o sr Eike Batista doou 20 milhões para as Upps. Escreve ai, o Lula vai perder seu posto de dono do Brasil logo logo pra esse sr! Gênio da barganha política disfarçado de grande filantropo brasileiro.
Depois de um dia desses, sinto um cansaço incrivel. É um sentimento de fim do tunel, tem mais jeito não. Ao ouvir as falas reproduzidas aqui e ali sem um mínimo de embasamento e interesse quanto a tais problemáticas, quase desisto. O fatalismo ( ou seria mesmo realismo) quanto ao fato de que por mais que esse ou aquele se levante e revolte contra o que acontece ao nosso redor, não me parece suficiente para a mudança.. E mesmo que tais mudanças sejam entendidas e necessárias e queridas às classes que dominam..Fora a minha "brincadeira" de irritar meus queridos companheiros de turma e de luta, minha fala "buguesa" tem a intenção de fomentar a discussão e preparar para a retrucação da falacia reproduzida pela mídia, governo e massa. Meu coração clama pela luta, pela revolução. Mas minha realidade está fadada a descrença que tal coisa um dia aconteça de fato!

0 comentários:

Postar um comentário